O Projeto Político Pedagógico ocupa um papel central na construção de processo de participação e, portanto, na implementação de uma gestão democrática. Segundo Libâneo (2004), é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Para que o Projeto Político Pedagógico seja, de fato, um instrumento de melhoria de qualidade da escola, ele precisa ser construído coletivamente, com responsabilidade e compromisso, a partir de um processo contínuo de mobilização que envolve elaboração, execução, acompanhamento, avaliação e reelaboração. Uma das mais importantes tarefas da equipe gestora é encontrar pontos de partida para atingir um nível esperado de mobilização, visto que o papel do Conselho Escolar nesse trabalho de mobilização é fundamental, já que ele congrega os representantes dos diversos segmentos da escola. Conforme afirma Terezinha Azeredo Rios
"Para elaborar um projeto é necessário, então, considerar criticamente (...) os limites e possibilidades do contexto escolar, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando o processo e os resultados."
O Projeto Político Pedagógico representa um instrumento essencial do nosso ponto de vista, tendo como referência a nossa necessidade em planejarmos os objetivos e as metas a serem alcançadas pela Escola Municipal Professor Tavares, a partir do desencadeamento de ações que serão monitoradas, tendo como propósito melhorar o processo ensino e aprendizagem na Educação Básica nas etapas do Ensino Fundamental e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
Ele atinge e exerce interfaces com todos os setores da comunidade escolar, na medida em que nesta proposta, construída coletivamente existem traços de todos os envolvidos no processo educacional e apóia-se: no desenvolvimento de uma consciência crítica, no envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola e na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do projeto.Enfim, representa um compromisso definido da Instituição Escolar com nossos educandos e com a comunidade na qual encontra-se inserida.
Nesta perspectiva a elaboração do Projeto Político Pedagógico ocorreu em 2009 através de palestras e reuniões, o mesmo foi construído de forma coletiva e neste ano está sendo implementado em 2010.
Tem por missão proporcionar uma formação integral do educando, desenvolvendo sua capacidade criadora, o espírito científico e o senso crítico, tornando-o participante na transformação da realidade.
A unidade escolar tem como visão ser uma escola reconhecida pela qualidade de ensino que oferece, pelo atendimento que proporciona a toda a comunidade escolar e pelas ações que desenvolve, seja, na busca de garantir a interação entre família e escola, pelas inovações e pelo respeito ao outro.
Valores
A Escola na busca da formação integral do seu aluno, tem compromisso não apenas com os aspectos do processo de ensino e aprendizagem, mas também com a criação de situações que favoreçam o desenvolvimento de valores como:
a) Respeito
b) Cidadania
c) Ética
d) Participação
e) Inovação
f) Cooperação
g) Compromisso
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