Educar é educar para a preservação e conservação da natureza, numa perspectiva de desenvolver a nível individual novos valores e novas atitudes éticas sem que isto implique numa análise econômica e social dos problemas ambientais . Ainda, conforme Silveira: "É o mesmo que ensinar/aprender a ler e a escrever. É dar/receber outros instrumentos e modelos de ação. É criar um outro cidadão, que pensa e age de outra maneira.A problemática ambiental tem, realmente, esta componente especial. É que não basta que as pessoas saibam o que fazer. É necessário que façam. Não é, portanto, um problema de saber, é um problema de ação. E, para fazer essa ação, claro que precisam de saber." (Educação Ambiental Como fazer? Paula Silveira - Dez 2001)
Dentro desta perspectiva, a escola é uma instância social, que pode reproduzir o modelo social em que se encontra, ou pode, a partir dos conflitos e contradições que abriga em seu interior, transformar-se num espaço de luta contra a manutenção das relações sociais que geram um ambiente desequilibrado.
E assim a professora Claudiane vem trabalhando a disciplina Artes com a prática, a partir de ações concretas como a Educação Ambiental.
E assim a professora Claudiane vem trabalhando a disciplina Artes com a prática, a partir de ações concretas como a Educação Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário