Sabendo que o ato de ler é fundamental para a aprendizagem e formação integral do aluno e, que, considerável parcela de responsabilidade do desenvolvimento das habilidades leitoras recai sobre a escola, o desafio de formar leitores ativos, autônomos e proficientes, tem sido objeto de preocupação constante para todos aqueles que estão envolvidos no processo educacional. Neste sentido, a leitura deverá sair do foco de ensino para o foco da aprendizagem.Segundo Ângel Kleiman, "O ensino da Leitura é fundamental para dar solução a problemas relacionados ao pouco aproveitamento escolar: ao fracasso na formação de leitores podemos atribuir o fracasso geral ao aluno no primeiro e segundo graus". (KLAIMAN, 2000).Alarman-se os professores de Ciências História, Geografia, pelo fato de seus alunos não lerem, e, no entanto, nada fazem para remediar essa situação. A palavra escrita é patrimônio da cultura letrada, e todo professor é, em princípio, representante dessa cultura. "Daí que permanecer à espera do colega de Português para resolver o problema, além de agravar a situação, consiste numa declaração de incompetência quanto à função de garantir a participação plena de seus alunos na sociedade letrada". Diante disso, o presente projeto tem como objetivo maior fomentar o gosto e a necessidade da leitura em nossos alunos, possibilitando-os a descoberta dessa prática, como instrumento de ampliação do conhecimento e de sua visão de mundo, bem como instrumento lúdico que permite a exploração de mundos diferentes, reais ou imaginários, tornando-se uma fonte inesgotável de diversão e desvinculando-se da idéia de que esta prática seja enfadonha e desinteressante. Assim, a proposta deste projeto é desenvolver uma metodologia centrada no lúdico, na interatividade, na reflexão, mas que poderia também ser na interdiciplinaridade, tendo a leitura e produção de textos como eixo central; possibilitando o acesso a Leitura, Escrita e Reflexão.Desta forma, todos os professores das diversas disciplinas precisam assumir seus papéis, assim como o Professor Crispim (Língua Portuguesa), que teve a iniciativa de planejar e começa a executar o Projeto LER.
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